
SERVIÇOS
Apoio à investigação
Este centro museológico terá a capacidade de ceder material e apoiar instituições universitárias ou politécnicas, no âmbito de programas de formação para atribuição de graus académicos (estágios finais de licenciatura, dissertações de mestrado e teses de doutoramento). Por outro lado, poderá igualmente apoiar investigadores doutorados já estabelecidos, através da disponibilização de materiais para estudo.
A estratégia do CPND tem uma sequência de trabalho dividida em vários temas, mas limitada à Era Paleozoica. Com um início de atividade recente, mas com linhas direcionais de investigação definidas, sendo estas museologia, estratigrafia, paleontologia, paleoecologia, ontogenia e cartografia, com investigações em curso nos Sinclinais do Buçaco, Amêndoa-Carvoeiro, Portalegre, e também na região sul portuguesa no sistema Carbonífero marinho.
A museologia é a base estratégica no conhecimento das potencialidades de apresentação e divulgação de uma coleção. O estudo das coleções é uma forma de investigação comum, com a finalidade de identificar autenticar e descrever. No mesmo sentido de apoio ao estudo da coleção CMP, existem no CPND instalações para investigadores poderem pernoitar durante o seu estudo e um pequeno laboratório para auxílio à investigação.
Educação
Educação é um dos pilares fundamentais da nossa sociedade para o qual o CPND pretende contribuir. Desta forma tem como objetivo criar recursos validados para um ensino não formal. O papel da educação em ciências é fundamental para a promoção da educação, nomeadamente numa perspetiva de desenvolvimento sustentável. É fundamental a contribuição científica no ensino, incrementando a literacia científica, pois conduz a uma participação mais responsável nas sociedades do século XXI. A educação formal em ciências tem aqui um papel relevante, mas só por si não é suficiente. A educação não formal é também importante para o desenvolvimento da literacia científica da população, numa visão de aprendizagem ao longo da vida. Articulação da educação formal e não formal é essencial , numa contribuição mais eficaz de melhor qualidade para o ensino e formação da sociedade. Os espaços não formais de educação, como centros de interpretação, zoológicos, centros de ciência, museus de ciência entre outros, trabalham numa formação própria para a promoção do ensino e, em interação com as diversas áreas do conhecimento, contribuem para uma população mais informada e responsável.
Paleontologia para pessoas com dificuldade visual
O Centro Paleontológico Nery Delgado apoia a inclusão de pessoas de mobilidade reduzida e de dificuldade visual. Principalmente direcionado a pessoas de dificuldade visual permitindo o acesso a materiais do acervo e moldes de fósseis. No seus serviços conta com um percurso de 100 metros que representa 540 ma de evolução dos estratos de Portugal. Ao caminhar neste percurso cada metro evolui 5,4 milhões de anos no conhecimento paleontológico, com moldes para que com o tato mentalmente consigam visualizar, colocados em painéis acompanhado com informação em braile.
Este Centro pretende fazer a visita a pessoas com mobilidade reduzida com guia, o que existe uma necessidade de marcação para melhor funcionamento do serviço.