SOBRE NÓS

O CPND pretende destacar um tema que, não sendo um dos mais chamativos da paleontologia junto do grande público, mesmo a nível internacional, é um dos mais importantes para a compreensão da história da evolução da vida: o Paleozoico. Durante essa era, como resultado da dinâmica gerada pela tectónica de placas, surgiram vários habitats e configurações paleogeográficas diversificadas com importância decisiva na evolução da vida na Terra. Este tópico dá destaque às ocorrências paleontológicas em territórios onde hoje habitamos. Habitats únicos no mundo, com características que nos identificam no mapa, mas que, principalmente, enriquecem e aprofundam o conhecimento da história que moldou a vida tal como hoje a conhecemos.


.

.

MENTOR DO PROJETO

Mestre em Paleontologia pela Universidade Nova de Lisboa, Miguel Pires é apaixonado por fósseis desde a infância. Com uma vida profissional dedicada à construção civil, iniciou a sua coleção em 2000 como hobby e, ao longo dos anos, foi moldando o olhar de colecionador para uma abordagem cada vez mais científica. Influenciado por colecionadores e investigadores nacionais e internacionais, começou a colaborar em campanhas de campo e projetos de investigação. Foi já com este projeto arrancado que ingressou na universidade, porque a curiosidade falou mais alto. O resultado deste percurso de vida é este projeto museológico que construiu e concebeu, unindo a sua atividade profissional e a sua formação académica. É caso para dizer, em todos os sentidos, "Isto é obra do Miguel".

.

.

OBJETIVOS

Na atualidade existem temas alarmantes que preocupam o subconsciente da sociedade, temas como como o aquecimento global, das alterações climáticas, do desaparecimento de habitats e da extinção acelerada de espécies fruto da ação antrópica. Situações reais que a todo o custo devíamos evitar. Contudo, no registo geológico há memória de processos similares, resultado de transformações contínuas ocorridas em condições naturais dinâmicas. Neste contexto, a exposição do CPND tem como objetivo dar a conhecer as alterações e transformações ambientais que a vida experimentou ao longo do tempo com base na informação preservada no registo geológico. Assim, o CPND tem, também, por objetivo apoiar a defesa do património natural, consciencializar o público para a seriedade destas alterações actuais, que são evidentes, mas, simultaneamente, mostrando que ao longo da história da Terra a vida se adaptou e evoluiu.

O conceito é simples, o que a paleontologia nos evidencia e ensina, uma mensagem transmitida num território rural do interior, em contacto direto com a terra, onde predomina o respeito pela natureza e o seu equilíbrio, contribuindo para uma sociedade consciente da história da vida e do planeta.